Barra da Tijuca
A Barra da Tijuca é o principal bairro na Zona Oeste do Rio de Janeiro. É vizinho de Itanhangá, São Conrado, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Camorim e Joá.
A Barra da Tijuca abriga a maior parte da classe alta do Rio de Janeiro, e é um bairro caracterizado por seus amplos espaços verdes, jardins, grandes condomínios de alto luxo e grandes shoppings. Considerada um centro financeiro, gastronômico, hoteleiro e de entretenimento da capital, a Barra da Tijuca também oferece diversas opções de bares, restaurantes e cinemas para os moradores e visitantes.
A Barra da Tijuca foi casa da maior parte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, o que fez com que o bairro ganhasse muita infraestrutura. O sistema de transportes melhorou, com o metrô do Jardim Oceânico ligando o bairro ao resto a cidade, e as novas estações de BRT que se estendem pela Avenida das Américas e conectam o metrô aos outros pontos alimentados pelo sistema de transporte rápido.
A Barra da Tijuca consiste de duas praias principais: a Praia da Barra, que se estende ao longo da Avenida Lúcio Costa, e Praia do Pepê, que se estende ao longo da Avenida do Pepê.
Praia da Barra da Tijuca
A Praia da Barra da Tijuca é a maior praia do estado do Rio de Janeiro, com 14,4km de comprimento. Ela é ideal para quem gosta de praticar surf, windsurf, bodyboarding e pesca. Diversos bares, restaurantes e quiosques podem ser aproveitados por toda a orla da praia.
Praia do Pepê
A Praia e a Avenida do Pepê foram nomeadas em homenagem ao empresário e esportista Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, conhecido como Pepê. Logo no início, encontra-se a barraca do Pepê, o quiosque mais famoso de sucos e sanduíches da cidade e um point para os moradores das redondezas. Continuação da Praia da Barra da Tijuca, é uma das regiões mais conhecidas do bairro por ser próximo à famosa Avenida Olegário Maciel.